Após uma luta de nove dias para tentar manter a companheira "Filó" por perto, o influencer Agenor Tupinambá, de 23 anos, que mostrava a rotina ao lado da capivara nas redes sociais, se despediu dela nesta quinta-feira (27). Com o auxílio de amigos, familiares e apoiadores da causa animal, o fazendeiro entregou o mamífero ao Ibama, em Manaus.
A capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam no local.
Em seguida, "Filó" foi conduzida por agentes do órgão até um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve ser feito um trabalho para que ela seja reintegrada à natureza.
'Seu verdadeiro habitat natural é meu coração', escreveu o influencer em nota de despedida nas redes sociais.
influenciador e auxiliou com o frete da aeronave.
"Tivemos uma reunião com o Ibama, onde foi feito um acordo, porque eles não iriam conseguir chegar até onde estava a 'Filó'. Transportar ela de carro pela estrada seria muito estressante, então foi montada essa logística para trazê-la até Manaus", disse.
Apesar de Tupinambá ter entregue 'Filó' ao Ibama, ele contou que ainda terá que pagar as multas de mais de R$ 17 mil impostas pelo órgão. Para conseguir o recurso, o fazendeiro contou ao g1 que deve abrir uma "vaquinha" online nos próximos dias.
Influenciador leva capivara 'Filó' para ser entregue ao Ibama em Manaus. — Foto: Divulgação
Uma nota foi publicada por Agenor Tupinambá nas redes sociais onde ele explica o fim da convivência com a capivara. (Leia o posicionamento completo abaixo).
"Hoje, eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela", disse Agenor.
Ainda na publicação, ele explicou que o Ibama deu a possibilidade de que 'Filó ficasse próxima dele e encontrasse um bando de capivaras para integração, mas disse ser difícil encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr, na região onde ele mora.
"Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca", lamentou.
Minha gratidão aos meus pais e irmãos, ao suporte jurídico que me foi concedido pela Deputada Joana Darc, aos amigos, seguidores e todos que me acompanharam até aqui.
E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja.
Com amor e muita fé de que tudo vai dar certo,
Agenor Tupinambá.
Mín. 21° Máx. 30°