Quarenta produtores rurais de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus) participaram do curso de “Boas Práticas para a Cultura do Café”. Realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a capacitação abordou os aspectos da cultura, que vão da implantação à colheita.
De acordo com a gerente de Capacitação e Metodologia de Ater (Gecam) do Idam, Ana Cecília Lobato, a capacitação contou com aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, o público teve acesso a informações sobre implantação da lavoura. Ao todo, o curso aconteceu em três dias (11, 13 e 18/03).
“Em seguida, tivemos uma atividade prática para que os agricultores pudessem aprender noções de secagem, conhecer os clones de robustas amazônicos e praticar o plantio do café”, informou Ana Cecília.
As atividades do curso de “Boas Práticas para a Cultura do Café” foram realizadas com o apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo e da Câmara Municipal para a realização das aulas teóricas. Já a aula prática foi realizada na propriedade Piracema, do agricultor Felipe Labareda.
Unidades Demonstrativas
Além da capacitação de produtores rurais, o Idam realizará a implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de café em Presidente Figueiredo. A iniciativa conta com mudas cedidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ainda no município, o instituto também conta com projetos voltados à implantação de UDs de citros, agroecologia e banana.
Mín. 22° Máx. 28°