O Teatro da Instalação foi palco da estreia do show “Musigatos”, um espetáculo emocionante que levou para os palcos uma mensagem poderosa de empatia aos animais. A história gira em torno de quatro personagens – Gatuzo, Neve, Babi e Caramelo – animais em situação de rua, mas que sonham em encontrar um lar acolhedor. O show combinou múltiplas linguagens artísticas: música, teatro, dança e audiovisual, encantando a plateia que prestigiou a estreia neste mês de novembro.
O show 'Espetáculo Musical Musigatos' é uma realização da Sol do Norte Produções Culturais através da Lei de Incentivo Federal Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, por meio do Edital de Fomento às Artes e Cultura.
Com músicas autorais, texto teatral inédito, atuações impactantes e uma forte carga emocional, o espetáculo emocionou o público, convidando-o a refletir sobre a realidade de milhares de animais abandonados, sobretudo os que se encontram nas ruas da capital amazonense.
“Musigatos” foi um show à parte, com crianças vibrando, cantando as músicas e se divertindo do início ao fim. A interação entre os personagens e a plateia trouxe momentos de pura alegria”, conta a servidora Roberta Pereira, que levou toda a família para assistir a estreia do show.
A performance cênica foi arrebatadora, levando o público ao delírio e reforçando o impacto emocional do espetáculo. A gata Neve, interpretada pela talentosa atriz e cantora Ítala Lima, encantou os pequenos. A conexão entre Gatuzo, interpretado pelo cantor e ator Kennedy Fialho, no palco foi um dos pontos altos, trazendo brilho e intensidade às cenas.
Kennedy e Ítala se destacaram ao dar vida às canções originais com uma combinação impecável de interpretação, canto e dança. O carismático Caramelo, vivido pelo ator Cleciano Cardoso, arrancou risadas ao interagir diretamente com o público. Já a personagem Babi, interpretada por Jussara da Costa, trouxe entusiasmo e ainda mais alegria às crianças presentes no Teatro da Instalação.
Kennedy descreveu a emoção de se conectar diretamente com o público durante o espetáculo."Ver a reação da plateia, principalmente na última cena, quando levamos o sonho do Gatuzo para o espaço, foi fantástico. Essa cena, que busca um lugar onde os animais sejam acolhidos, tocou profundamente a todos”.
Ele destacou outro momento marcante: "A parte do 'chamego meu', quando os animais relatam como vieram parar nas ruas e estão no chão, sem esperança, é muito emocionante. Desde os ensaios, sabíamos que essa cena iria mexer com o público". Para Kennedy, o espetáculo deixou uma reflexão importante: "Às vezes, precisamos nos vestir de animais para passar uma mensagem de empatia aos seres humanos. Queremos que o público veja que cada animal tem sua história e merece uma chance".
Após a estreia do show "Musigatos" no Teatro da Instalação, uma das idealizadoras do musical, a artista Ítala Lima compartilhou a emoção de ver o projeto se concretizar após anos de dedicação.
"Estou muito feliz. Depois de 4 (quatro) anos, conseguimos realizar esse sonho que começou lá em 2020, com o estudo da gênese dos personagens, do texto, das canções. Ver a casa lotada hoje reflete a potência da cultura e é gratificante para nós artistas. O Teatro da Instalação nos acolheu muito bem, e eu só tenho a agradecer."
Ítala também ressaltou o propósito do espetáculo. "O Musigatos é uma mensagem de proteção aos animais, a esses seres que têm tanto amor para dar. Espero que possamos nos apresentar mais vezes e fazer o 'Musigatos' crescer com objetivo de sensibilizar mais pessoas. A estreia foi só o começo", destacou a artistas sobre suas expectativas para o futuro do projeto.
O diretor cênico, ator e personagem Cachorro Caramelo, interpretado por Cleciano Cardoso, compartilhou sua alegria com a estreia do show musical "Musigatos", que superou todas as expectativas. " Desde o início, estávamos cheios de planos, sonhos e expectativas. E hoje, tudo se realizou. Foi muito mais do que a gente esperava, muito mais do que imaginávamos. Ver o público vibrando e aplaudindo no final, enche nossos olhos e corações de felicidade. O 'Musigatos' nasceu e vai estrada afora. A gente fala sobre a adoção de animais e sobre o carinho, amor e afeto que eles precisam, especialmente os que estão na rua. Adotem um animalzinho!".
O diretor musical do projeto Waliston Albert destacou a emoção e o trabalho envolvido no espetáculo: "Participar dessa jornada foi um privilégio e estou muito feliz com o resultado. Fui responsável pela preparação vocal dos artistas, com alongamento, aquecimento e exercícios diários. No estúdio, colocamos as vozes dos cantores nas músicas originais, tratamos as vozes e participamos da produção musical. O resultado foi muito brilhante, e eu acredito que ainda teremos novas fases desse espetáculo. Esse dia ficou marcado aqui no Teatro da Instalação".
A atriz Jussara da Costa, emocionada com sua participação no espetáculo ressaltou a relevância do trabalho artístico e cultural, especialmente para o público infantil. "É muito importante trabalhar com essa arte, levando a cultura e ensinamentos para as crianças. Foi maravilhoso ver a reação do público e saber que estamos fazendo a diferença. Pedir para as pessoas refletirem sobre a vida de um animal, sobre o carinho e a proteção que eles precisam. É algo muito forte e foi uma experiência incrível."
Uma história inspirada no amor aos animais
O projeto nasceu em 2020, quando Kennedy Fialho, proponente do projeto e a artista Ítala Lima, adotaram uma gata abandonada em Manaus. Essa experiência os inspirou a criar uma narrativa que celebra a empatia e o cuidado com os animais.
Além do conteúdo artístico, “Musigatos” se destacou por seu compromisso com a acessibilidade. O show contou com audiodescrição e interpretação em Libras, permitindo que pessoas com deficiência também vivenciassem a experiência.
Sucesso absoluto e expectativa para novas apresentações
A estreia foi apenas o início para “Musigatos”. Após lotar o Teatro da Instalação, em dezembro, Musigatos se apresentará em uma escola pública da rede estadual de ensino, com o objetivo de estimular a circulação do musical para alcançar mais pessoas e incentivar o público infantil a consumir conteúdo cultural.
Com a estreia marcada por aplausos entusiasmados e casa lotada, o musical promete voltar aos palcos dos teatros em breve. O musical já tem planos de novas apresentações, ainda sem data ou local confirmados. Kennedy Fialho, que vive Gatuzo, reforça a importância de levar a mensagem do espetáculo ainda mais longe:
“Queremos que essa história inspire mais pessoas a se engajarem na causa animal. O amor e o cuidado com os animais de rua são temas que merecem visibilidade e ações concretas”, afirma.
Redes sociais:
@musigatos | @soldonorteproducoes
Mín. 22° Máx. 36°