Representantes de blocos carnavalescos e pessoas ligadas a grupos folclóricos de Presidente Figueiredo estiveram reunidos num seminário tirando dúvidas de como se organizar legalmente para se inscrever nos projetos culturais do estado e federal.
´´É super importante essas conversas diretas com o fazedor de cultura para que eles possam estar se apropriando da legislação, e desse momento muito importante para todos os seguimentos culturais, porque a gente consegue com isso que eles venham para a disputa e concorrer a editais e principalmente eles possa ajudar a formatar a legislação de seu município para que possa contemplar o maior numero possível de artistas``, explicou Dudson Carvalho, conselheiro de cultura do estado.
Na roda de conversa, foram destacados os primeiros passos para a realização do Carnachoeira 2025, mostrando caminhos da legalidade e organização. Com uma vasta experiencia no mercado e Consultora em Projetos Culturais, Lydia Lúcia falou da importância de planejar um evento bem antes.
´´Falar de cultura é sempre um privilegio, analisar, programar, despertar sonhos é fundamental. Está presente em figueiredo hoje para falar com o pessoal que faz o Carnachoeira é uma oportunidade única, onde falamos de sustentabilidade, de operacional, de mudança de habito, de cultura, de incentivos e editais é um marco para todo mundo. Começar a falar de carnaval em outubro é muito importante pra gente, isso é planejamento, isso é evento``, enfatizou Lydia Lúcia, gestora de eventos.
O evento realizado no auditório do SisPrev no bairro Galo da Serra, contou com a participação da Associação Folclórica e Carnavalesca de Presidente Figueiredo, AFCAF que aproveitou o momento para apresentar a nova diretoria que irá assumir ainda este ano, tendo como presidente Volusia Menezes.
´´Vimos essa necessidade de trazer pessoas com experiencias no ramo da cultura, uma vez que tem editais lançado no Governo do Estado com vagas para o município e Presidente Figueiredo assim como outros municípios, estão muito deixando a desejar na questão de cadastros para contemplação dos artistas e vimos a possibilidade dos blocos se organizarem com bastante antecedência e pleitear esses recursos que estão ai para fomentar o carnaval e vamos evoluindo quanto a organização do evento``, explicou Volusia Menezes, presidente da AFCAF.
Na primeira quinzena de novembro membros do Conselho Estadual de Cultura estarão em Presidente Figueiredo se reunindo com folcloristas preenchendo cadastros das agremiações facilitando ainda mais que concorram aos editais.
Mín. 22° Máx. 36°