Agricultores de Presidente Figueiredo participam de um dia de campo sobre como produzir compostagem orgânica. O encontro foi no viveiro florestal localizado na AM-240 quilometro 9 na estrada de Balbina.
“Aqui os moradores vão aprender a não desperdiçar os resíduos, e sim reaproveitar fazendo a compostagem orgânica, que ajudará não só no bolso, mas também ao meio ambiente que com certeza vai um meio de adubagem feita pelos próprios produtores”, disse Inês Sampaio, secretária de Produção.
Com o alto valor dos adubos, a alternativa é a compostagem orgânica, onde os resíduos são encontrados na própria propriedade com aquilo que seria descartado e irá se transformar num adubo com nutrientes saudáveis e com a ausência de química.
“O agricultor produzindo seu próprio adubo, pode ter certeza que já vai economizar muito, levando em consideração o atual preço dos adubos. Aqui vão ter a oportunidade de economizar, pois tudo que precisam já existe em suas propriedades, desde a folha até os alimentos que são jogados fora, tudo vira adubo”, explicou José Everardo Portugal, engenheiro agrônomo.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.
Mín. 22° Máx. 35°