Cozinheiras que fazem alimentação escolar de varias escolas das zonas urbana e rural de Presidente Figueiredo/AM participaram de um curso de reaproveitamento de alimentos, ou seja, tudo aquilo que seria jogado no lixo, a partir de agora é transformado em alimento alternativo.
“Hoje existe 33,1 milhões de pessoas estão passando fome no mundo, quando o município desse abraça essa causa, pra gente é muito importante, até porque o Governo do Estado inaugurou semana passada uma faculdade de gastronomia, somos o primeiro Estado a receber esse curso de forma totalmente gratuita na qual estamos trabalhando o combate ao desperdício”, explicou Flavia Magna, gastrônoma.
A capacitação é uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura, afim de reaproveitar tudo que seria descartado e a partir de agora passa a ser transformado em algum tipo de alimento saudável.
“A nossa merenda escolar vai ganhar um novo alimento feito a partir do que sobra de frutas, verduras e serão reaproveitados e isso sim vai ser um combate ao desperdício, com o acompanhamento de nossas nutricionistas, agora vamos ter um novo tipo de alimento mais saudável”, disse Inês Sampaio, secretária de Produção.
O projeto de desperdício de alimentos surgiu em 2019 na capital, onde mais de mil famílias já foram beneficiadas através do programa desenvolvido pela Sepror.
“O projeto surgiu através de uma pesquisa que detectou 90 toneladas de produtos virava lixo e vimos que tinham produtos que poderiam ser reaproveitados, coletamos aqueles alimentos que não são mais comercializados, vamos até as feiras e mercados recolher, fazemos uma triagem e reaproveitamos de alguma forma, fazendo receitas que surpreendem ate mesmo no sabor”, relatou José Everardo, coordenador do programa de desperdício de alimentos.
O programa de Desperdício de alimentos será ampliados as cozinheiras de diversas secretarias municipais através de multiplicadores de conhecimentos e acompanhado por uma nutricionista.
Mín. 22° Máx. 36°