Criado pelo Governo do Estado do Amazonas após a pandemia pelo Governador Wilson Lima (UB), o Prato Cheio veio para Presidente Figueiredo/AM distante a 107 quilômetros de Manaus a exatamente 1 ano e foi o 14º a ser entregue, já serviu mais de 90 mil pratos as famílias de baixa renda do município.
“Após a pandemia vimos uma queda muito significativa no desemprego e hoje estamos vendo o quanto o prato cheio vem auxiliando essas famílias que muita das vezes não tem nem o que almoçar em casa”, disse Monik Araújo, gerente dos Pratos Cheio no Interior.
O aposentado Nelson Oliveira Maranhão é aposentado e sempre é o primeiro a chegar na fila, ele explica a importância desse alimento as famílias.
“Sou aposentado, sabemos que o salário da aposentadoria não dar pra fazer muita coisa, e se for pra eu almoçar num restaurante particular, pagaria em media 20 reais o prato de comida, aqui eu pago apenas 1 real, ou seja, o que eu comeria numa única refeição, aqui eu almoço quase o mês inteiro, economia bastante relevante”, disse.
O Prato Cheio de Presidente Figueiredo está localizado na Avenida Joaquim Cardoso no bairro José Dutra, e conta com colaboradores especializados na culinária, além de uma nutricionista que acompanha a manipulação dos alimentos diariamente para servir uma comida de qualidade aos usuários.
“Mensalmente são servidos mais de 8 mil pratos a essas famílias, 400 por dia, e quando a prefeita Patrícia Lopes viu de perto na pandemia muita gente necessitando de alimentos, procurou o governo do Estado e através de uma parceria, trouxe mais esse beneficio aos moradores figueiredenses”, explicou Irene Maria, secretária de Assistência Social.
No total existem 44 Pratos Cheio no Amazonas, sendo 26 no interior e 18 na capital onde são servidos almoço num valor simbólico de R$ 1,00, e para ter acesso a essa refeição, tem que procurar os restaurantes populares e adquirir uma senha que são limitadas.
Mín. 22° Máx. 36°