Para marcar a luta e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, alunos da rede municipal de ensino e profissionais da educação e Assistência Social promoveram a 'Caminhada Maio Laranja', que percorreu as principais ruas da Vila de Balbina, distante 180 quilômetros de Manaus.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Educação que trabalham em conjunto.
“É uma estatística que cresce a cada dia, e esse dado acontece todos os dias, mas infelizmente muitos ainda tem medo de denunciar”, explicou Rosangela Leite, assistente social.
Durante o percurso, os participantes levantaram cartazes com frases de incentivo a denuncia desses casos, quem participou da caminhada, falou da importância de denunciar qualquer tipo de abuso sofrido por crianças e adolescentes.
“Num é certo esse tipo de abuso, é crime, os adultos tem que respeitar esses jovens, temos que sempre desconfiar principalmente das redes sociais, com o avanço da tecnologia, pois não sabemos quem está do outro lado”, relatou Marcos André, 12 anos.
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar para as autoridades.
Casos no Brasil
Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no país.
Dessas, 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas, como abuso, estupro, além de exploração sexual e psíquicas.
Os dados mostram ainda que a casa da vítima, do suspeito ou de familiares está entre os locais que mais ocorrem os casos, foram quase 14 mil esse ano.
Outras 763 denúncias foram realizadas e 1,4 mil violações sexuais aconteceram na internet.
Houve também registros de exploração sexual, com 316 denúncias e 319 violações. Foram 375 registros de casos e 378 violações de estupro, além do abuso sexual físico, com 73 denúncias e 74 violações.
A violência sexual psíquica não fica de fora e já teve 480 denúncias e 631 violações.
Segundo dados da organização sem fins lucrativos, responsável pela campanha, três crianças são abusadas no Brasil, a cada hora, e cerca de 51% tem entre um a cinco anos de idade.
Como denunciar
De acordo com um levantamento da organização Maio Laranja, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Dados sugerem que apenas 7,5% desses casos são denunciados às autoridades.
Para denunciar existem alguns canais:
• Polícia Militar – 190
• Disque 100
• Samu – 192
• Conselhos Tutelares locais
Maio Laranja
O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o maio laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto.
Neste dia, em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES).
Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir de então, após a mobilização de instituições, houve a ideia de criar a data que, em 2000, foi aprovada e se tornou a Lei Federal 9.970/2000.
Mín. 24° Máx. 36°